(19) 9 9946-7826 | Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 540, Nova Campinas, Campinas – SP

Matéria de coluna especial assinada e publicada na Revista na Lagoa | Edição 21 | abril 2017

A ocorrência de dores na coluna lombar, com ou sem irradiação para os membros inferiores, acompanha a história da humanidade. Milhares de pacientes procuram tratamento médico especializado diariamente com uma variação muito ampla nos resultados.

Os tratamentos como fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, quiropraxia, medicamentos dentre outros tem por objetivo aliviar os sintomas da hérnia de disco, melhorando o quadro clínico do paciente e devolvendo uma qualidade de vida melhor. Porém, o tratamento conservados não trata a causa destes sintomas porque as patologias já instaladas na coluna como uma hérnia de disco não vão desaparecer apenas porque o paciente realizou o tratamento conservador.

O paciente que apresenta uma melhora do quadro clínico com o tratamento conservador deve seguir algumas regras básicas que irão restringi-lo de muitas atividades diárias e de esportes que não forem compatíveis com a presença da hérnia de disco. Poderá levar a uma perda da qualidade de vida a qual o paciente poderá se adequar ou não, dependendo da sua necessidade ou da sua adaptação.

Quando houver melhora do quadro clínico após um período do tratamento ou quando o paciente desejar ter uma melhora da qualidade de vida, podemos optar pelo tratamento cirúrgico e assim estaremos abordando a causa dos sintomas, resolvendo a patologia de maneira eficaz e definitiva.

Várias técnicas são utilizadas no tratamento cirúrgico da hérnia de disco, cada uma adequada a um determinado grau de hérnia. Atualmente os tratamento minimamente invasivos são os que mais se destacam e são procedimentos realizados com sedação leve e anestesia local, sem necessidade de outro tipo de anestesia. Além disso, são procedimentos que não necessitam de incisões.

Os procedimentos minimamente invasivos têm poucos minutos de duração sem que o paciente sinta dor ou desconforto. Após o término do procedimento o paciente já está liberado para ir para casa.

Os riscos de um procedimento minimamente invasivo são mínimos quando comparados com as cirurgias mais invasivas que necessitam de incisões maiores e abordagem mais traumática. Consequentemente a recuperação é mais rápida e o retorno às atividades diárias e às atividades físicas acontecem num período muito mais curto.

Nos últimos anos houve um grande avanço tecnológico no campo das imagens e equipamentos ópticos de alta performance e assim cada vez mais as patologias complexas da coluna estão sendo solucionadas através de procedimentos menos agressivos.

A maioria dessas técnicas é altamente sofisticada e requer alto investimento na aquisição de equipamentos, no treinamento médico, e necessidade de centros cirúrgicos equipados adequadamente com sistemas de vídeo-cirurgias, laser, radiofrequência e outros. Desta forma faz com que haja um aumento crescente da capacitação técnica dos especialistas em coluna e faz com que muitos ortopedistas (cirurgiões em coluna) utilizem esses métodos de rotina.

O objetivo principal de um tratamento minimamente invasivo de hérnia de disco é fazer com que o paciente possa realizar as atividades diárias sem restrição ou  com o mínimo de restrição possível e possa retornar ou iniciar atividades físicas que sejam compatíveis com a patologia já tratada. Assim reestabelecendo a qualidade de vida através de procedimentos com pouca agressividade e grande melhora.

Dr Kennedy Costa CRM 72620
Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia da Coluna Vertebral Minimamente Invasiva

× Agende sua consulta